Quem tem direito e como funciona o reconhecimento

da cidadania italiana?

A cidadania Ius Sanguinis (termo em latim que significa “direito de sangue”) é um direito dado a todo descendente de italiano. Ou seja, se você possuir um antepassado italiano existem grandes chances de você também ter direito à cidadania!

Só no Brasil estima-se que existam mais de 25 milhões de descendentes de italianos!

Para a cidadania italiana não existem limites geracionais, portanto, não importa se o “italiano da família” era sua mãe, avô, bisavó, ou trisavô… O mais importante é poder demonstrar, por meio das certidões de nascimento, casamento e óbito a existência de um imigrante italiano que deu origem à sua família.

Outro ponto importante é que, diferente de outras cidadanias, não é necessário que aconteça o reconhecimento dos graus superiores. Por exemplo: se um neto de italiano quer obter o seu reconhecimento, não é obrigatório que o pai/mãe realize primeiramente.

Existem basicamente duas formas de você reconhecer sua cidadania por descendência: Via administrativa ou via judicial.

Quando falamos de cidadania via administrativa, uma das possibilidades é solicitar o reconhecimento diretamente na Itália. Nós cuidaremos de tudo e acompanharemos a sua prática do início ao fim: desde a preparação dos documentos, etapas nos órgãos públicos, monitoramento do processo de cidadania até a fase final do reconhecimento, junto com a emissão dos documentos.

A outra forma possível é o reconhecimento judicial, onde um advogado te representa em terras italianas e não é preciso a sua presença física na Itália.

Vamos entender melhor ?

CIDADANIA ITALIANA VIA ADMINISTRATIVA – EXPERIÊNCIA NA ITÁLIA

Nessa modalidade, onde você vem até a Itália, oferecemos toda a assistência necessária para te receber por aqui. Cuidaremos de todos os detalhes da sua hospedagem, que acontecerá em um de nossos apartamentos privativos dotados de todos os confortos indispensáveis, além das atividades turísticas tradicionais italianas. Afinal, você terá bastante tempo livre e nada melhor do que curtir esse momento único da sua vida em um lugar paradisíaco como a Sicília, não é mesmo?

Outro detalhe bem legal é a possibilidade de viver na Itália durante o período do seu processo junto com a sua família, sem custos adicionais! Que experiência!

É exatamente por isso que damos o nome de “Experiência” a esse processo, pois entendemos que existe a grande oportunidade de se sentir um nativo. Por isso, o nosso suporte é realmente necessário, seja para descobrir os melhores produtos existentes no supermercado, para uma assistência emergencial em caso de problemas de saúde, uma breve comunicação em italiano, auxílio na locomoção, opções de turismo e tudo que envolve esse período.

CIDADANIA ITALIANA VIA JUDICIAL – SEM SAIR DO BRASIL

Essa modalidade é realizada por meio de um processo judicial onde um juiz italiano do Tribunal de Roma analisa o seu caso e se pronuncia em  relação à cidadania italiana.

Diferente do processo administrativo, a sua presença na Itália não é necessária, pois contará com um advogado italiano que te representará durante todo o processo. 

Vantagens:

  • O processo judicial se torna uma opção menos burocrática, pois envolve menos órgãos do sistema público italiano;

  • Você pode reunir mais familiares e deixar seu processo bem mais econômico;

  • Uma vez que nossa equipe analisa a papelada, não há riscos quanto ao seu direito à cidadania italiana;

  • A sentença do juiz acontecerá no prazo médio de 18 a 24 meses;

  • A forma de pagamento é super facilitada (em até 36X).

Normalmente, a modalidade Judicial é aplicada em duas circunstâncias: Contra as filas intermináveis dos Consulados italianos ou para os casos conhecidos como Via Materna, onde a linhagem italiana possui uma mulher que teve filhos antes de 1948.

Para quem não tem direito à cidadania italiana por descendência, permanecem outras opções, como, por exemplo:

CIDADANIA POR CASAMENTO

Concessão da cidadania italiana por naturalização para cidadãos estrangeiros casados com italianos. Tal requerimento pode ser realizado diretamente através do Consulado ou do município italiano de residência do interessado.

CIDADANIA POR RESIDÊNCIA

Concessão da cidadania italiana por tempo de residência na Itália

Quer dar um start nesse sonho?

Fale com um de nossos consultores e saiba mais!

Fale com um consultor